Vírus foi criado em 2014 e agora se espalha como praga. (Foto: Divulgação)

Um vírus existente desde 2014, chamado Skygofree, está se alastrando de forma preocupante em celulares com sistema operacional Android.

O Skygofree, desenvolvido na Itália, tem a capacidade de ler todas suas mensagens do WhatsApp, Facebook, SMS e qualquer outro texto que você receba ou envie por aplicativos de comunicação, informa a empresa de segurança virtual Kapersky.

Além de ler suas mensagens, o vírus pode ativar remotamente o microfone de seu celular, e gravar tudo o que você fala, mesmo que não esteja em uma ligação ou enviando uma mensagem de áudio.

Segundo a Kapersky o vírus é instalado através de cópias de aplicativos falsos, em sua maioria como se fossem atualizações de sua operadora de celular para melhorar a velocidade de seu acesso à Internet ou oferecer maiores franquias de utilização.

Esses aplicativos não são disponibilizados por nenhuma operadora brasileira, então tome cuidado e instale somente aplicativos certificados, baixados diretamente da Google Play Store disponível em seu celular Android.

Vale lembrar que celulares com sistema iOS (iPhone) ou Windows Mobile não são afetados pelo vírus.